O CASP

A funcionar desde 15 de Junho de 2009, as respostas sociais do CASP – Centro de Apoio Social de Porches envolvem atualmente duas dezenas de idosos e 43 crianças. 
 
As raízes do CASP remontam a 2001, quando um grupo de pessoas da terra começou a promover convívios dirigidos a idosos, no sentido de lhes proporcionar um pouco de calor humano. 
 
Nesse mesmo ano, concluiu-se que a iniciativa era insuficiente para as necessidades dos beneficiados e foi idealizada a constituição de uma instituição particular de solidariedade social, visando promover a melhoria das condições de vida, quer dos idosos, quer das crianças da localidade.
 
Os serviços do CASP são garantidos por 40 funcionários, todos dotados com experiência e profissionalismo na área em que cada um exerce funções. 
 
PRIORIDADE PARA PORCHES
 
O processo teve ponto alto em 2003, quando a Câmara Municipal de Lagoa cedeu um terreno com 1370 m2, pela simbólica quantia de 25 euros, destinado ao futuro Centro de Apoio Social de Porches. 
 
Após todos os procedimentos legais, os trabalhos começaram em 2006 e três anos depois, em agosto de 2009, foram finalmente inaugurados o centro de noite e a creche.
 
Aquando da abertura do centro de noite a Instituição ia buscar os idosos às 18h00, jantavam, dormiam, tomavam o pequeno-almoço e por volta das 10h00 do dia seguinte regressavam às suas casas. 
 
Com o passar do tempo, os nossos utentes começaram a ficar cada vez mais dependentes e em 2011, conseguiu-se finalmente converter o centro de noite em estrutura residencial para pessoas idosas, apelidado de Casa dos Avós, com 12 utentes, mas actualmente reunimos condições para acolher 20 seniores.
 
Quanto à capacidade da creche Cubo Mágico, sempre foi de 23 crianças, ao passo que o jardim-de-infância acolhe 20 crianças.
 
CONVÍVIO INTERGERACIONAL
 
Apostamos no convívio intergeracional, entre crianças e idosos, uma vez que acreditamos que este é o caminho para formar jovens mais respeitadores e, ao mesmo tempo, para dar alegria e jovialidade aos idosos. É uma experiência muito gratificante para todos os envolvidos, sobretudo os seniores, que assim se sentem mais acarinhados.
 
PLANOS PARA O FUTURO
 
A caminho do décimo aniversário, os responsáveis pelo CASP perspectivam aumentar os serviços disponibilizados à comunidade local. 
 
O CASP precisa aumentar a capacidade de resposta e as pessoas desta freguesia sabem que podem contar com o que estiver ao nosso alcance.
 
Sempre nos empenhámos nesta obra social e a vontade mantém-se como no primeiro dia.
 
“A persistência é o caminho do êxito.”
Charles Chaplin
 
ASSOCIATIVISMO
 
O CASP convida os associados a participarem na vida ativa da Instituição, demonstrando que continuam empenhados com o CASP e reconhecem a sua importância comunitária. 
 
Estamos receptivos a inscrições de novos sócios para que possamos cada vez mais “crescer” como instituição.

 

Centro de Apoio Social de Porches - Lagoa - CASP